Morre ex-presidente de Israel e Nobel da Paz Shimon Peres
28/09/2016 15:48 em Mundo

O ex-presidente de Israel e prêmio Nobel da Paz Shimon Peres faleceu na madrugada desta quarta-feira (28/9), aos 93 anos, em razão de um acidente vascular cerebral, informou seu médico pessoal Rafi Walden. "Sim, de fato", declarou Rafi Walden, médico e genro de Peres, à AFP. Faleceu enquanto dormia, às três da madrugada". O médico não deu mais informações, mas prometeu conceder uma entrevista coletiva pela manhã. Peres morreu cercado por sua família, disse um amigo, que pediu para não ser identificado.

 

 

 

O ex-presidente sofreu em 13 de setembro um acidente vascular cerebral (AVC) grave por hemorragia. Desde então, estava sedado e sob respiração assistida na unidade de tratamento intensivo do hospital Tel-Hashomer de Ramat Gan, na região de Tel Aviv, onde faleceu. Com Shimon Peres desaparece o último integrante da geração dos pais fundadores do Estado de Israel e um dos principais artífices dos acordos de Oslo, que estabeleceram as bases para a autonomia palestina nos anos noventa e lhe valeram o Nobel da Paz.

 

Peres ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1994 junto com Yitzhak Rabin e Yasser Arafat "por seus esforços a favor da paz no Oriente Médio". A solução de dois Estados coexistindo em paz - israelense e palestino - "é o único caminho possível para acabar com o terrorismo, a violência e o ódio", disse na ocasião.

 

 

 

 

Correio Braziliense

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!