Feiras alternativas movimentam Salvador neste final de semana
12/07/2019 15:21 em Bahia

Se você curte objetos antigos, gosta de garimpar em um brechó ou quer simplesmente fazer um passeio ao ar livre, uma boa alternativa é visitar as feiras que acontecem em Salvador, neste final de semana.

Uma delas é a 7ª edição da Retrôterapia Feira de Artes, Cultura Vintage e Terapias, que ocupará, desta sexta, 12, até domingo, 14, o largo da Mariquita, no Rio Vermelho, com itens antigos originais, como câmeras fotográficas, telefones, discos de vinil, quadrinhos, porcelanas, cristais, além de culinária gourmet e terapias alternativas, a exemplo da auriculoterapia e da reflexologia podal.

Já neste sábado e domingo, o Goethe-Institut (Icba), no Corredor da Vitória, recebe a Muquifo – Feirinha das Minas, evento somente com expositoras mulheres, que visa ao protagonismo e ao empoderamento feminino, incentivando o empreendedorismo.

A ideia da Retrôterapia foi desenvolvida pela produtora cultural Gau Fernandes a convite da Associação dos Artesãos da Bahia (Adaba). Ela, que também ficou responsável pela curadoria, explica os objetivos do evento.

"Queremos aproximar as pessoas das terapias integrativas, da cultura vintage e da consciência sustentável, levando essa cultura aos espaços físicos. Por isso, também, há a preocupação de existir uma rotatividade nos espaços", diz Gau, que há 15 anos ajuda a desenvolver o projeto Feira de Arte e Antiguidades de Salvador, que acontece na Praça do Campo Grande.

A curadora espera um público eclético circulando pelo Largo da Mariquita nos três dias da Retrôterapia. "Temos a tradição de receber mais idosos, que geralmente chegam no domingo de manhã, mas também esperamos um público jovem, além de crianças que ficam muito curiosas com tudo o que encontram lá", conta.

Com a sua experiência, a produtora também percebeu um certo aumento na procura por objetos vintage nos últimos tempos. "As pessoas buscam um resgate da memória afetiva, recuperando, muitas vezes, um objeto que já foi dos avós e que lembra a infância", acredita.

Empreendedoras

No Goethe-Institut, a Muquifo – Feira das Minas também terá uma variedade de serviços: moda, artesanato, cosméticos, comidas veganas, cortes de cabelo e flash tattoo, tudo oferecido por expositoras mulheres.

A ideia foi pensada por amigas estudantes de relações públicas na Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Uma delas, Lorena Passos, que também é empreendedora, lembra da burocracia que todo mundo enfrenta para tocar o próprio negócio no Brasil.

"É um caminho complicado. É difícil conseguir regulamentação, notas fiscais e, muitas vezes, falta conhecimento. A ideia é, também, alavancar o empreendedorismo feminino", reforça Lorena, que ainda irá expor os produtos da sua Baunilha House, especializada em cosméticos naturais.

A entrada e a circulação nas duas feiras são gratuitas.

Retrôterapia – Feira de Artes, Cultura Vintage e Terapias Integrativas / Largo da Mariquita, Rio Vermelho / Hoje, amanhã e domingo, às 16h / Entrada Gratuita

Muquifo – Feirinha das Minas / Goethe-Institut, Corredor da Vitória, Av. Sete de Setembro, 1809 / Sábado e domingo, das 10h às 18h / Entrada gratuita

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!