
A atriz Dani Valente resolveu falar sobre um assunto íntimo e delicado nas redes sociais para reforçar a importância do bem-estar e da qualidade de vida. Valente foi diagnosticada com fibromialgia - uma doença incurável, que causa fortes dores no corpo, além de depressão - e conta que decidiu mudar sua perspectiva de vida para encarar o problema.
"Há 1 ano mais ou menos fui diagnosticada aqui nos EUA com fibromialgia. Uma doença que faz basicamente a gente sentir dores por todo o corpo, exaustão e uma depressão danada por não conseguir fazer 10% do que você gostaria", conta a atriz, que mora em Los Angeles, na Califórnia, com o marido e a filha.
O caminho que a atriz encontrou para tratar a doença foi fazer mudanças estruturais em sua vida, e sua fala é inspiradora para qualquer pessoa:
"Mudei meu estilo de vida. Dou valor a cada momento alegre com a minha família. Foquei em escrever mais do que atuar. Escolho somente os trabalhos que me trazem alegria. Sem falar na alimentação saudável, contato com a natureza e a meditação", escreveu no Instagram.
Dani Valente revela doença
O que é a fibromialgia?
Trata-se de uma doença que causa fortes dores generalizadas pelo corpo e tem impactos graves no bem-estar, como fadiga e indisposição. Em alguns casos, as dores podem levar alguns pacientes à depressão, como menciona a atriz.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Fibromiálgicos (Abrafibro), no Brasil, cerca de 10% da população sofre com a doença — 80% são mulheres acima dos 25 anos.