Centro de oncologia inicia agendamento de mamografias gratuitas em Salvador
05/10/2016 14:50 em Saúde / Beleza

Em Salvador o  primeiro dia útil do mês trouxe uma série de atividades de prevenção e luta contra o câncer de mama, pela campanha Outubro Rosa. As Gordinhas de Ondina (monumento As Meninas do Brasil) e a estátua de Maria Quitéria, na Soledade foram vestidas de rosa para lembrar a ação. Na segunda -feira (03)nesta segunda, o Centro Estadual de Oncologia (Cican) iniciou o agendamento de mamografias gratuitas para pessoas que tenham entre 50 e 69 anos, para fazer o rastreamento do câncer de mama.

Diferente dos anos anteriores, não haverá distribuição de senhas e os pacientes devem comparecer, de segunda a sexta-feira ao local, que fica na Avenida Vasco da Gama, próximo ao Hospital Geral do Estado (HGE), com carteira de identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de residência para marcar o exame. Todos os procedimentos serão realizados no turno da tarde e a capacidade do centro é de 30 exames por dia.

Segundo a diretora da unidade, Daniela Romero, a expectativa é de que toda a capacidade seja utilizada. “Sempre se fez (em edições anteriores) algo muito pontual, um dia com senha. A gente acredita que vai usar as 30 vagas por tarde, exclusivas para o rastreamento do câncer”, afirmou ao jornal Correio*. Na rede particular, o custo para fazer uma mamografia varia entre R$ 100 e R$ 170.

Daniela ressalta ainda que não é necessário ter uma solicitação médica para marcar o exame. “Não precisa ter guia de encaminhamento médico, basta estar dentro da faixa etária preconizada”, completa. Por mês, o Cican realiza 1.950 mamografias, de acordo com Daniela. A ação seguirá durante todo o mês, exceto sábados, domingos, e nos feriados de 12 e 28 de outubro.

Em 2016, na Bahia, 12.530 novos casos de câncer vão acometer as mulheres em 2016, e o câncer de mama vai atingir 2.760 deste número, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A estimativa é de que mil novos casos devam acontecer em Salvador. Quando detectado em fase inicial, pode alcançar até 95% de cura.

Unidades móveis também vão realizar o exame em Salvador, a partir desta quinta-feira (6) até o dia 15. As unidades vão ficar no Colégio da Polícia Militar nos Dendezeiros, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula, no Hospital São Rafael e na Mansão do Caminho, em Pau da Lima.

Programação – A abertura oficial da programação do Outubro Rosa, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), será nesta quarta-feira (5), na sede do Cican, às 9h com palestra, distribuição de esmalte e laços rosa, e outras atividades. As mulheres que estão no Sistema Penitenciário, em uma parceria entre a Sesab e a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap), também vão ser contempladas com a realização de mamografias. Entre outras ações em comemoração ao Outubro Rosa, vão acontecer um show com a Banda Didá, composta apenas por mulheres, palestras diversas em unidades de saúde do estado e distribuição de material informativo.

No próximo sábado (8), será realizada a segunda edição do Motopasseio Rosa, que vai sair da sede do Cican. A expectativa é de que cerca de 300 motociclistas participem da ação. O objetivo é alertar a população feminina sobre a importância da prevenção precoce do câncer de mama. Após uma palestra sobre o tema, os motociclistas farão um trajeto de cerca de uma hora até a Uneb passando por vários pontos turísticos da cidade.

Serão arrecadadas ainda doações para serem entregues ao Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec). Além da parceria do Cican, Sesab e Uneb, a ação conta com o apoio da Associação dos Motociclistas do Estado da Bahia (AMO-BA) e está sendo realizada por integrantes dos motoclubes: Calangos Indomáveis, Bandidas, Mensageiros de Cristo e Harleyras de Salvador.

Ao longo do mês de outubro serão realizadas webpalestras envolvendo temas como dignóstico do câncer de mama, voltadas para profissionais de saúde do estado da Bahia. As palestras serão transmitidas para diversos municípios do estado por meio de salas de videoconferência e também pela internet. O calendário e o link para acesso podem ser conferidos no site: www.telessaude.ba.gov.br.

No dia 21, será oferecido um curso voltado para técnicos de radiologia que realizam mamografias em unidades conveniadas com a Sesab em todo o estado. Serão oferecidas ao todo 120 vagas. O curso será realizado no auditório do Hospital Aristides Maltez, e será ministrado pela ginecologista Lorena Fonseca. As informações são do jornal Correio*.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!