SFC - Começou a segunda temporada de vacinação contra o HPV; o alvo são meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos
21/09/2018 08:53 em Saúde / Beleza

Em São Francisco do Conde, as 16 equipes de Saúde da Família dos bairros e os profissionais da Vigilância Epidemiológica em Saúde continuam na luta para livrar as meninas e os meninos franciscanos do Papilomavírus Humano (HPV). Esse vírus é considerado um dos maiores causadores do câncer de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe.

 

Estão sendo imunizadas meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

 

 A vacinação é fundamental para prevenir alguns tipos de câncer em meninos e meninas e deve começar cedo para garantir proteção máxima na vida adulta.

 

O QUE É O HPV (PAPILOMAVÍRUS HUMANO)?

 

Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas.

 

Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres e outros tipos podem causar verrugas genitais.

 

O HPV pode ser classificado em tipos de baixo e de alto risco de desenvolver câncer.

 

A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais.

 

Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.

 

Os principais vírus da doença são combatidos com duas doses da vacina de HPV, que está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e, em São Francisco do Conde, é administrada através de campanhas nas escolas, onde os alunos na faixa etária recebem a proteção. A 2ª dose deve ser tomada 06 meses após a primeira.

 

Caso seu filho tenha perdido o prazo de vacinação, procure a Unidade de Saúde da Família do seu bairro e se informe como garantir a proteção dele (a). 

 

 

Agecom SFC

COMENTÁRIOS