EDUCAÇÃO - Salvador avança no Ideb e supera meta prevista para 2021, diz pesquisa
03/09/2018 15:55 em Educação

Um estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta segunda-feira (03), mostrou que Salvador avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017 e ainda superou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2021.

Nos anos iniciais, Salvador alcançou 5,3 na nota do Ideb, sendo que a meta para 2021 é de 5,1. No Ideb de 2015, a nota foi de 4.7. O estudo mostrou que a capital baiana melhorou uma posição no ranking das capitais, saindo da 17ª posição para a 16ª. O levantamento ainda apresentou que Salvador foi uma das capitais que mais cresceu, deixando o 24º lugar para o 18º.

Para o prefeito ACM Neto, o avanço de Salvador reflete uma tendência que é fruto dos investimentos prioritários em melhorias estruturais e na qualidade do ensino público municipal. “Investimentos 30% do nosso orçamento em educação, ou seja, acima dos 25% exigidos pela Constituição. Desde 2013, iniciamos um processo intenso de requalificação de nossa rede física, que já atingiu quase 65% de todas as nossas escolas. Destinamos recursos para o mobiliário das nossas unidades de ensino e para projetos inovadores, como as Escolabs e o Subúrbio 360. E também apostamos na valorização dos professores e do conteúdo aplicado em sala de aula. Por isso esperamos evoluir sempre”, comemorou ACM Neto.

De acordo como o secretário municipal da Educação, Bruno Barral, o avanço é resultado das políticas e ações adotadas pela Prefeitura. Outro ponto destacado pelo secretário para o avanço na educação do município é o trabalho dos Agentes da Educação. Eles atuam nas escolas, acompanhando a frequência e o aprendizado dos alunos. “Mais de 25 mil alunos foram reinseridos às nossas escolas a partir do trabalho dos agentes. Esse é outro ponto fundamental para o desenvolvimento sustentável da Educação do município”, frisa. Do VN.

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.