Copa de 2022 com 32 ou 48 seleções será decidida nos próximos meses
13/07/2018 - 16h03 em Esporte

A participação de 32 ou 48 seleções na Copa do Mundo do Catar 2022 será discutida e decidida nos próximos meses, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, em uma entrevista coletiva na qual fez um balanço do Mundial da Rússia 2018.

"Primeiro, falaremos com os organizadores. Não há uma decisão definitiva ainda. No momento, o Mundial de 2022 tem 32 equipes", afirmou o dirigente.

O que está certo é que a Copa será disputada de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022, o que significa que todos os torneios, nacionais e internacionais, precisarão adaptar-se ao calendário. "As lidas da Europa e de todo o mundo estão informadas e terão que adaptar seus calendários em consequência", disse Infantino.

"É a decisão correta, porque não é possível jogar em junho e julho no Catar e os jogadores estarão prontos para fazer um grande Mundial, porque para eles será o início da temporada", argumentou.

Infantino não explicou a distribuição de vagas entre as confederações continentais com um Mundial de 48 equipes: "É necessário discutir, mas, certamente, teremos mais vagas para todos".

"Mas se o Mundial continuar com 32 seleções, não vejo motivos para mudar as vagas atuais", completou.

A Fifa previa inicialmente que a primeira Copa do Mundo com 48 países seria disputada em 2026, mas a Conmebol pediu a antecipação da medida para 2022.

Pouco antes do início da Copa da Rússia-2018, o conselho da Fifa aprovou a análise da mudança, mas destacou que primeiro seria necessário negociar com a organização do Catar 2022.

Infantino considera "razoável" o número de 48 participantes, dado o grande interesse despertado pelo futebol e o impacto do Mundial, assim como o fato da atual Copa do Mundo ter registrado grande audiência na "Itália ou Chile, que não se classificaram".

Questionado sobre a data limite para tomar uma decisão, Infantino afirmou que será "antes do início das eliminatórias" para 2022.

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!