Grupo realiza terceiro protesto contra BRT de Salvador
07/05/2018 - 8h17 em Politica

Ao menos 150 pessoas participaram do protesto contra a derrubada de árvores para a instalação BRT de Salvador. O ato aconteceu na manhã deste domingo, 6, no canteiro central da avenida Juracy Magalhães Jr., nas imediações do Hospital Aliança.

Esta é a terceira manifestação que acontece desde que as obras de construção da primeira fase do BRT começaram. Neste trecho, o sistema consiste em um trajeto de 2,9 km de extensão e vai ligar o bairro do Itaigara a Rodoviária.

De acordo com a professora da Universidade da Bahia (Uneb) e coordenadora da Escola de Sustentabilidade Integral, Débora Nunes, a instalação do novo modal de transporte poderia ser feito sem a derrubada das árvores.

"Esta ideia de cortar árvores é uma forma de gerir a cidade sem sensibilidade, sem olhar para as questões da natureza. Aí a população sofre com problemas como o aquecimento global. O projeto poderia ser feito de outra forma, sem cortar as árvores", ponderou Débora.

Já o coordenador do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), Renato Pêga, critica que o projeto foi apresentado superficialmente no conselho do meio ambiente e sem a consulta da população soteropolitana.

"A gente é totalmente contra o projeto. No conselho do meio ambiente, o projeto foi apresentado de forma superficial, sem destacar o grave problema das retiradas das árvores. Não ocorreu nem consulta com a população da cidade. A indignação da população com o projeto é grande", disse Renato.

O grupo composto por pessoas de todas as idades, carrega cartazes com frases do tipo: "Sem árvore, sem voto", "Quem ganha $$ com este crime?", além de "Menos verde, menos votos" e "Queremos nossas árvores".

Manifestantes se concentraram no canteiro central da avenida, em frente ao Aliança
Manifestantes se concentraram no canteiro central da Juracy Magalhães, em frente ao Aliança
Pessoas de todas as idades participaram do ato
Pessoas de todas as idades participaram do ato
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!