19 de Abril: Dia do Índio
19/04/2018 - 10h45 em Brasil

A origem do dia do índio

No ano de 1940 foi realizado, no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Contou com a participação de diversos países da América e vários líderes indígenas do continente, que foram convidados para participarem das reuniões e decisões que seriam tomadas.

Os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos com o evento. O que era compreensível já que há século foram perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”, como eles chamam os que não são indígenas.

Após algumas reuniões e reflexões, muitos dos líderes indígenas resolveram participar, pois entenderam a importância que teria aquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que logo após ficou conhecido, no continente americano, como o Dia do Índio.

 

No Brasil

O dia do índio é comemorado no dia 19 de abril. Esta data foi criada e decretada no ano de 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, como uma forma de homenagear esse povo.

A comemoração dessa data

Durante o dia do índio ocorre várias comemorações e eventos dedicados à eles por todo o Brasil. Nas escolas, os alunos costumam fazer uma pesquisa sobre a cultura dos índios e fazem um atividade sobre, os museus fazem exposições e alguns municípios realizam festas comemorativas. Durante esse dia também deve ser feito um momento de conscientização da importância e preservação do povo indígena ao nosso 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!