A incrível história do professor que ensina computação na lousa
02/03/2018 - 11h04 em Tecnologia

Giz, quadro negro e código. Essas eram as ferramentas que Owura Kwadwo Hottish tinha à disposição para ensinar computação a alunos em Gana. Na escola em que leciona, não há computadores. Pacote Office? Nem pensar. A solução era usar giz colorido e muito capricho para desenhar uma réplica do editor de textos Microsoft Word no quadro negro para demonstrar seu uso.

 

Desenhar em detalhes a interface de um software tão repleto de funções e botões quanto o Word leva tempo. Por isso, Hottish começa a desenhar meia hora antes dos alunos chegarem. Depois da aula, o desenho é apagado para deixar a lousa disponível para o próximo professor.

 

As fotos de uma de suas aulas foram parar no Facebook, onde viralizaram, o que surpreendeu o professor de informática.

 

 

Em uma conversa com a NPR, Hottish deixa claro o motivo dos desenhos: Não há computadores e eu não tinha outra escolha a não ser desenhar para eles.

 

O professor, cujo verdadeiro nome é Richard Appiah Akoto (segundo o site Quartz Africa), diz que se pudesse dar algo aos seus alunos, seriam computadores.

 

Akoto tem um notebook pessoal. Entretanto, o aparelho não atende às necessidades do plano de ensino da escola, que requer computador com monitor. A prova consiste em responder a perguntas relacionadas a um desktop. Sem contato com o aparelho, apenas um dos alunos conseguiu nota máxima na matéria no ano passado.

 

Como a história ganhou repercussão mundial na mídia, a Microsoft, dona do Word desenhado na lousa, recebeu pedidos de recursos para o professor. E a empresa disse que vai enviar um computador para a escola.

 

Hey @MicrosoftAfrica, he’s teaching MS Word on a blackboard. Surely you can get him some proper resources. https://twitter.com/africatechie/status/967705443110998017 

 

Supporting teachers to enable digital transformation in education is at the core of what we do. We will equip Owura Kwadwo with a device from one of our partners, and access to our MCE program & free professional development resources on http://education.microsoft.com 

Microsoft Educator Community home

education.microsoft.com
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!