Jornalistas Francisco José e Ricardo Ishmael participam de mesa da Flica 2017
06/09/2017 - 9h11 em Agenda Cultural

O repórter especial da Rede Globo, Francisco José, e o apresentador da TV Bahia, Ricardo Ishmael, comandarão uma das mesas da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece entre os dias 5 e 8 de outubro, na cidade de Cachoeira, recôncavo da Bahia.

Sob mediação de Zulu Araújo, diretor geral da Fundação Pedro Calmon, os dois jornalistas traçarão um panorama do jornalismo atual e de seus escritos na mesa “Entre a notícia e a ficção: limites, contrapontos e narrativas possíveis”, marcada para o dia 7 de outubro.

Francisco José é um dos mais conhecidos nomes do jornalismo brasileiro. Recentemente celebrou seus mais de 40 anos de carreira com o lançamento do livro "40 anos no ar". A publicação reúne um apanhado de histórias e situações do cotidiano do repórter, como a cobertura da Guerra das Malvinas, conflito militar entre Argentina e Reino Unido, em 1982, quando foi um dos poucos jornalistas estrangeiros infiltrados no campo de batalha.

Já Ricardo Ishmael, depois de ter conquistado os telespectadores como repórter e apresentador, mostrou habilidade como escritor, com o lançamento do livro “O curioso destino de Rita Quebra-Cama”. Ambientada no sertão nordestino, região de origem do escritor, a publicação marca a iniciação de Ishmael no universo literário. Ao todo são sete contos de ficção, que retratam temas universais, como disputas por posse de terras, conflitos armados, dramas de família, relações amorosas e lendas populares.

Flica 2017

A 7º edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) teve os detalhes apresentados oficialmente na manhã de 18 de julho, em evento realizado no Palácio Rio Branco, em Salvador. A entrada é gratuita.

Entre as novidades para este ano, está a escritora e jornalista finlandesa Minna Salami, que chega ao Brasil pela primeira vez. Além dela, a moçambicana Paulina Chiziane e o cubano Carlos Moore, compõem as atrações internacionais.

 

Os autores nacionais já confirmados são Elisa Lucinda, Maria Valéria Rezende e Ricardo Lísias. Entre os baianos, Franklin Carvalho, Daniela Galdino e Cidinha da Silva. O autor homenageado desta edição será o poeta Ruy Espinheira Filho, que também vai compor uma das mesas.

 

 

 

G1

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!